Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nova feitoria a 7 de Agosto

Devido à escassez de água, à grande necessidade para regar as culturas e à grande perda de água que a levada apresentava, os responsáveis decidiram fazer nova feitoria, pondo mais cimento no canal da levada onde era mais necessário. Depois disto, ficou decidido que a água viria no dia seguinte (domingo, 8 de Agosto) e os consortes a usufruir seriam os mesmos do último dia de água (sexta, 6 de Agosto): Queimaterra e Torre.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Juntas de Agricultores Homologadas (Constituídas até 31-12-2009 nos termos do Decreto-Lei 86/2002, de 6 de Abril)

Reg. da Levada de Fareja

DRAP: Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN)
Distrito: Braga Concelho: Fafe Freguesia: Fareja
Data de Homolgação: 1988-11-11
Área de Regadio: 77,1 ha Nº de Beneficiários: 29 Nº de Processo: 462


Site: http://www.dgadr.pt/ar/juntas/juntas.asp?Page=31

Lei da levada: água no leito

A água deve estar sempre a correr no leito durante o dia, havendo um período (24 de Junho a 8 de Setembro) em que os donos de moinhos junto ao rio, podem deitar a àgua da levada ao rio, para estes poderem moer em tempo de Estio. Os donos dos "Moinhos Novos" e da "Mata" podem lançar a água ao rio no primeiro pilheiro da "Mata", os restantes terão de o fazer na Quinta do Areal.

sábado, 10 de julho de 2010

Lei da levada: meio dia de fora

O "meio dia de água de fora" é vendido na feitoria da semana das festas de Antime e durante um ano é do consorte que mais dinheiro oferecer, num formato de leilão. O dinheiro reverte para o Juiz de levada que tem por obrigação aplicá-lo na manutenção da levada.

Esta água só pode ser usada no dia que lhe está destinado, alternadamente, ora de manhã (desde que se reconhece uma moeda na mão), ora a partir das 13h. O comprador pode partilhá-la com mais um ou dois consortes, e não mais, sendo preferível anunciar esses consortes logo no momento da compra da água.

Só podem participar no "leilão" dessa água aqueles que estão situados a jusante do primeiro pilheiro da Quinta do Marco e possuam meio dia de água ou menos (quem possui um dia inteiro já não pode "picar").

Feitoria 10.07.2010

Na feitoria do dia 10 de Julho de 2010, após os trabalhos de manutenção da levada, os únicos praticados durante o presente ano e já por exasperação de alguns dos consortes da levada, foram tomadas as seguintes decisões, com aceitação geral dos presentes:


A água do “meio dia de fora” foi vendida aos Talhos, pela quantia de 160,00 euros, que terá de entregar, pelo menos, até ao dia da primeira utilização desse “meio dia da água de fora” (15.07.2010).

Próxima “feitoria” da levada no dia 30.04.2011.

O Juiz de levada designado é o Faria da Carreira, representado no filho Rodrigo, que assume, pelo menos durante um ano, a contar da data deste documento.

Andadas da antiquíssima levada de Fareja

1 - S. João, Zé Grande, Fregim
2 - Carreira, Tibe
3 - Meio dia de fora, Igreja, Roriz
4 - Cabo, Eira-Velha
5 - Torre, Queimaterra
6 - Carreira, Eira-velha, Granja
7 - Barroco, Fundevila
8 - Lage, Palhais
9 - Marco, Casanova
10 - Silvares, Carvalhais